Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Conhacer Salvador ~ Vai Bahia

quinta-feira, 10 de abril de 2008

A formação geográfica da cidade, de forma triangular é cercada pelo mar em 3 lados, concede condições privilegiadas para se aproveitar o sol (média de 2.220 horas de exposição anual ao sol) enquanto uma suave brisa sopra constantemente, tornando o clima muito agradável. 
Coordenadas - Latitude Sul: 8°30 a 18°30- Longitude Oeste: 37°30 a 46°30 Ecologia Salvador é uma cidade de clima quente e úmido, tipicamente tropical - localizada entre o Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador, ensolarada, com uma temperatura média de 25º C (76º F) que pouco varia durante o ano. 
Com uma orla marítima de 50 quilômetros de praias distribuídas entre a cidade alta e a cidade baixa, desde Inema, no subúrbio ferroviário até Praia do Flamengo, no extremo oposto da cidade. 
Enquanto as praias da cidade baixa são banhadas pelas águas da Baía de Todos os Santos - a mais extensa do país, com 1052 quilômetros de espelho d´água - as praias da cidade alta, do Farol da Barra até Flamengo, são banhadas pelo Oceano Atlântico. 
A exceção é o Porto da Barra, única praia da cidade alta que fica na Baía de Todos os Santos.Essa diferença faz com que as praias da capital tenham uma grande diversidade ecológica. Variando desde enseadas calmas ideais para a prática da natação, esportes a vela, mergulho e pesca submarina, até as de mar aberto e fortes ondas, muito procuradas pelos surfistas. Há ainda as praias cercadas por arrecifes, que formam piscinas naturais de pedra e são ideais para crianças, além de coqueirais, vegetação rasteira e dunas.Pela localização geográfica privilegiada, as praias banhadas pela Baía de Todos os Santos também tiveram papel fundamental na defesa de Salvador durante o período colonial. Fortes como o de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra, Santa Maria, São Diogo e Mont Serrat, localizado na Península de Itapagipe, defendiam a entrada da baía de invasores e piratas que vinham em busca da madeira de pau-brasil