segunda-feira, 5 de maio de 2008

Forte São Marcelo

Localizado na Baía de Todos os Santos, popularmente conhecido como o Forte do Mar, o Forte São Marcelo está aberto à visitação diariamente. Os visitantes poderão apreciar as exposições como: Memórias do Mar, Memórias do Forte e Memórias da Cidade, além de conhecer um dos mais belos cartões postais da cidade de Salvador.Antes denominado Forte de Nossa Senhora do Pópulo e conhecido como Forte do Mar, o Forte São Marcelo nasceu como um baluarte de forma triangular, construído em madeira no início do século XVII, sobre um arrecife na entrada do porto de Salvador. Depois da invasão holandesa de 1624 foi reconstruído em alvenaria de pedra e ganhou sua forma circular, assim como a missão de proteger o centro da cidade colonial dos ataques marítimos estrangeiros. O Forte tornou-se uma imponente construção militar e foi responsável pela guarda do porto, além de ter integrado a rede de fortificações que defendeu a maior cidade das Américas das invasões holandesas, corsários e piratas. No final do século XVIII serviu para prisão de estudantes relapsos e indisciplinados e importantes personagens históricos, como o líder da Revolta dos Alfaiates, Cipriano Barata, e o general farroupilha Bento Gonçalves. Um dos pontos turísticos mais bonitos de Salvador, transformou suas salas em um museu sobre a sua história, expondo as rotas de navegação portuguesa, a vida dos soldados no forte e a história da cidade, além de um simulador de canhão e de nau, em uma sala que funcionava como cela, e exibe nomes de presos famosos, como o revolucionário gaúcho Bento Gonçalves (1788-1847). Em uma delas, a mais interessante, há fotos de Salvador nos séculos XVI, XVII, XVII e XIX. Terminado o percorrido histórico, vem o ponto alto do passeio: primeiro, os visitantes sobem ao cume do torreão central, a primeira parte do forte, para de lá avistar toda a baía, da ponta do Humaitá à Barra. DICA:Além de visitar as salas com exposições sobre o Forte e a loja de souvenirs, o visitante pode saborear os deliciosos pratos do restaurante temático de cozinha contemporânea, o Buccaneros, localizado dentro do Forte. O comando é do chef Bragança, e seus deliciosos pratos levam carnes servidas com molhos com pimenta, sal defumado, anis estrelado e cardomono. Outras estrelas do menu são o purê de banana-da-terra com canela, arroz com creme de leite e brócolis, bife alto de robalo coberto com uma fatia de limão, carpaccio marinado em vinho suave e cocadinha baiana servida em um prato forrado de fios de chocolate e leite condensado, com pó de coco.O restaurante está aberto de terça a domingo, a partir das 12h, e após as 19h30.Restaurante Buccaneros – Forte São MarceloReservas: 3321-5286 / 3271-5554 ou 9617-6933.
Informações:*O forte fica em frente ao cais e ao Mercado Modelo e está aberto à visitação pública. O acesso é feito de barco a partir do Centro Náutico. Funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. Ingresso (trecho de barco mais entrada no forte): R$ 10,00 (estudantes pagam R$ 5,00).

A programação, bem como local, censuras e horários são fornecidos pelos promotores do evento.Não nos responsabilizamos por mudanças que possam ocorrer após a divulgação das informações.