Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Filomena Bagaceira fecha comemorações juninas ~ Vai Bahia

terça-feira, 30 de junho de 2009


Rafael Brito – Especial para o São João da Bahia

A Banda Filomena Bagaceira subiu ao palco principal do Terreiro de Jesus para encerrar a noite de 28 de junho, a última das comemorações do São João da Bahia, no Pelourinho. O grupo, composto por duas cantoras e um cantor, tem um ritmo especial de forró, que mistura elementos de diversos estilos musicais, como o Vaneirão – tipo de forró gaúcho, o Xote e a Metaleira, tendo como centro a batida do forró eletrônico. O corpo de balé da banda é composto por bailarinas formadas pela Universidade Federal da Bahia.

Seu show trouxe músicas do maracatu, baião, xaxado e arrasta-pé. Com um repertório irreverente, com composições de renomeados forrozeiros como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, o grupo fez o público arrastar o pé em todo o espaço do Terreiro. A banda, que é de Salvador e já tem nove anos de carreira, em sua trajetória fala da cultura do nordeste e principalmente da Bahia.

O forró volta ao Pelourinho no dia 2 de Julho, com o Forró da Independência, trazendo atrações como Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Targino Gondim, Estakazero, Del Feliz, Gereba e muito mais. A festa começa às 12h30m, no Terreiro de Jesus.

(foto: Rita Barreto - Setur)