Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Jorge Cine Amado em Nazaré ~ Vai Bahia

sexta-feira, 26 de outubro de 2012


A Mostra Itinerante Jorge Cine Amado chegou a Nazaré das Farinhas, à exibição na amanhã de hoje 26 de outubro 2012 foi no Cinema Rio Branco, veja as fotos.

O Cine Teatro Rio Branco atualmente é mantido pela Fundação Vampeta em Nazaré BA.

Fundado às 15h do dia 11 de novembro de 1927 pelo cinéfilo Felisberto Ribeiro Soares, o prédio atravessou o século sendo o apego de todos os nazarenos.
O edifício é precedido de um átrio com escadaria e balaustrada. O Edifício é de interesse arquitetônico, faz parte do Centro Histórico da cidade.

Seu interior é interessante. O monumento conserva decoração “art-nouveau”, com pinturas florais e pequenos medalhões com paisagens. O forro correspondente à platéia e guarda-corpo da galeria são em treliças. Cadeiras de madeira e equipamento de projeção alemã original.
Cine-teatro do primeiro terço do século XX. A pintura “art-nouveau” das paredes internas é de autoria de Durval Bramont. Galeria em forma de ferradura como nos teatros italianos do Renascimento e posteriores.

O “art-nouveau” teve pouca difusão no Nordeste; este é um dos poucos exemplos que se conservam. Com 670 lugares e equipado para funcionar como espaço multicultural. O Rio Branco é motivo de orgulho para Nazaré, a “Terra Morena” do Recôncavo Sul da Bahia, tornou-se uma referência para o estado pela sua efervescência cultural.

Reinaugurado no dia l6 de junho de 2000, em mais alto estilo. Emocionada, a cidade recepcionou convidados muito especiais, a exemplo do craque Ronaldinho Fenômeno que veio prestigiar o amigo Vampeta, nazareno ilustre novo proprietário que comprou e restaurou o antigo prédio com recurso próprio. Aplausos, e muita alegria marcaram a sessão inaugural. Naquele dia, a cidade tornou-se o centro das atenções para o Brasil (jornalistas dos principais veículos de comunicação do país compareceram para cobrir o evento).

O cinema está localizado no inicio da Rua Padre Antunes a 150 m da praça municipal. Roque Medeiros

0 comentários: