Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional "50 Anos de Arte na Bahia" ~ Vai Bahia

quinta-feira, 7 de março de 2013

Exposição fica em cartaz na CAIXA Cultural, em Salvador, com acesso gratuito.
Público pode ter acesso ao panorama artístico vai de 1950 e 1990, na BA. Visitação: de 6 de março a 28 de abril de 2013 (de terça-feira a domingo), das 9h às 18h
Jenner Augusto é um dos artistas que fazem parte da mostra (Foto: Márzia Lima / Divulgação)
A CAIXA Cultural apresenta a partir desta terça-feira (5) a exposição "50 anos de arte na Bahia", baseada na publicação da crítica Matilde Matos. A mostra segue em cartaz até o dia 28 de abril e apresenta mais de 60 obras de artistas baianos, dentro de um panorama artístico que vai de 1950 a1990. A ação tem curadoria do artista plástico Fernando Oberlaender e a mostra ocupará todos os pisos do espaço, que fica aberto ao público de terça-feira a domingo, sempre das 9h às 18h. O acesso é gratuito.
Entre os artistas apresentados, estão obras de Edison da Luz, Bel Borba, Juarez Paraíso, César Romero, Justino Marinho, Vauluizo Bezerra e Ayrson Heráclito, Mário Cravo Jr., Carybé, Jenner Augusto, Calasans Neto, Floriano Teixeira entre outros.

A publicação  “50 Anos de Arte na Bahia” revisita cinco décadas de produção visual na Bahia, partindo da Geração 45, período conhecido como Modernismo. A obra mostra os artistas apresentados para a sociedade através da crítica de Matilde Matos. Entre os artistas revelados pela crítica, estão Sérgio Rabinovitz, Maria Adair, Márcia Magno e Ramiro Bernabó.
Matilde Matos
O primeiro contato com a arte moderna surgiu na vida de Matilde, após visitas a diversas galerias em Nova Iorque, na década de 1950. Logo após ela começou a visitar os ateliês dos artistas Mário Cravo Jr., Carybé e Jenner Augusto.
Em 1959 ela começou a escrever para jornais da capital baiana, assinando como crítica de arte, além de assinar publicações estrangeiras. Na última década ela publicou quatro livros. Por sua contribuição à arte, ela foi homenageada em 2006 e em 2008 pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).
Serviço
Exposição “50 Anos de Arte na Bahia”
Visitação: de 6 de março a 28 de a bril de 2013 (de terça-feira a domingo), das 9h às 18h
Local: CAIXA Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57 G1/Bahia

0 comentários: