Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional São João da Bahia: Festejos da Bahiatursa Começam hoje no Pelourinho ~ Vai Bahia

quinta-feira, 20 de junho de 2013


por Fabianov Bahiatursa

O forró vai tomar conta do Pelourinho, a partir desta quinta-feira (20), com diversas apresentações musicais nos principais largos e praças do mais famoso cartão-postal da Bahia, assim como grandes shows no Terreiro de Jesus. Até 30 de junho, turistas e moradores locais que estiverem na capital baiana vão poder desfrutar de uma vasta programação que inclui shows no Terreiro de Jesus, praças e largos Pelô, além da exibição de jogos da Copa das Confederações. Músicos e bandas como Gilberto Gil, Adelmário Coelho, Alceu Valença, Cangaia de Jegue e a Volante do Sargento Bezerra estão confirmados na grade de atrações dos 10 dias de festa, que terá uma pausa no dia 25 (terça-feira). E o melhor: tudo com acesso gratuito. Ao todo serão 53 horas de forró, somente no palco principal.
Já nesta quinta-feira, antes do jogo Nigéria e Uruguai, um trio de forró vai animar baianos e turistas e, após a partida, por volta de 20h30, as bandas Trio Nordestino e Cangaia de Jegue fazem a festa no palco principal do evento.
E como tem forró nos quatro cantos do Pelourinho, as bandas Forró Massapê e Zé de Tonha levam seu arrasta-pé aos forrozeiros da Praça Tereza Batista, a partir das 19h30. No mesmo horário, quem sobe ao palco do Largo Pedro Archanjo, na quinta-feira, é o grupo Laska Coco, seguido pela banda Forrotear. Também às 19h30, se apresenta o grupo Ceguêra de Nó, liderado pelo cantor Léo Marques, e a banda Skankara, no Largo Quincas Berro D’Água, e Trio de Forró na Sala de Reboco, no Cruzeiro de São Francisco.
Pelourinho terá forró no palco e futebol em telões de LED
Iniciativa da Bahiatursa é voltada para baianos e turistas

Os turistas que passarem por Salvador, durante a Copa das Confederações, terão motivos de sobra para visitar o Pelourinho, principal cartão-postal da cidade. Além da intensa programação com os principais artistas de forró do Brasil, o local terá ainda exibição gratuita dos jogos da competição, com destaque para os dias de jogos do Brasil e da partida Nigéria e Uruguai, que será realizada na Arena Fonte Nova.
 Dois telões de LED em alta definição serão montados pela Bahiatursa no Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus para baianos e turistas acompanharem de perto o futebol e participarem de um arrasta-pé animado. No dia 20, data do confronto entre nigerianos e uruguaios, um trio de forró fará a prévia do jogo e, quando a bola parar de rolar, a festa no Terreiro ficará por conta de atrações como Trio Nordestino e Cangaia de Jegue. No Largo do Pelô, o principal nome será o de Quininho de Valente.
 No dia 22, quando a Fonte Nova receber o clássico Brasil x Itália, o forró ficará por conta de um trio pé de serra e dos já consagrados Adelmário Coelho, Eugênio Cerqueira, a banda Laços do Forró e Gennaro, O Tocador. No Largo do Pelô, tocarão Jota e Cia., Celo Costa e Lui Muritiba.
 Na noite de São João (23), haverá Nigéria e Espanha no telão, e no palco, A Volante do Sargento Bezerra, Genival Lacerda, Bruninho do Acordeon e Carlos Vilella (Terreiro), além de Banda Cactus, Forró Culé de Xá e Edd Bala (Largo).
 O mesmo esquema com futebol e arrasta-pé será mantido nas semifinais, decisão do terceiro lugar e final. A grade completa de atrações está disponível no site www.saojoaobahia.com.br.


Gilberto Gil e final do estadual de quadrilhas juninas são destaques da festa no Pelourinho no dia de São João (24)
Gilberto Gil é a atração principal do dia de São João (24 de junho), no Terreiro de Jesus, às 22h. Antes tem Trio Virgulino, às 20h, e Bicho de Pé, às 00h30. A noite também tem como destaque a etapa final do concurso de quadrilhas juninas, que vai escolher a agremiação representante da Bahia em concursos regionais e nacionais. A disputa entre os seis grupos que obtiveram os primeiros lugares nas eliminatórias começa às 18h, na Praça Municipal.

No Largo do Pelourinho, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, as bandas Zabumbaião e Sarapatel com Pimenta vão fazer baianos e turistas arrastarem as chinelas ao som do forró, às 20h30 e 23h, respectivamente. Já o arrasta-pé, na Praça Tereza Batista, começa um pouco depois. A banda Pede Cerva, que toca às 21h, será seguida pelo grupo Dona Zefa, que sobe ao palco às 23h30. Nesses mesmos horários, os músicos Welington Pacheco e Pedro Sampaio comandam a festa no Largo Pedro Archanjo.
O forró também vai correr solto no Largo Quincas Berro D’Água, com as bandas Riacho de Mel (21h) e Chuchu Beleza (23h30), e no Cruzeiro do São Francisco, com o Trio de Forró na Sala de Reboco, das 21h às 23h e depois, das 23h30 às 1h30 da madrugada de terça-feira (25).
As crianças vão marcar presença na Praça das Artes para apreciar a programação montada especialmente para elas, com esquetes de espetáculos infantis, apresentações de repentistas e cordéis, performances de bonecões, pernas de pau e muito mais...

0 comentários: