Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional NAZARÉ DAS FARINHAS: V Conferência Municipal de Cultura superou expectativas ~ Vai Bahia

sexta-feira, 19 de julho de 2013


Mais FOTOS

A Secretaria de Cultura do município de Nazaré das Farinhas realizou, nessa sexta-feira, 19, no Centro Artesanal Maria Fumaça (onde sediava a antiga estação de trens), a V Conferência Municipal de Cultura, conduzida por representante da SECULT-BA (Secretaria de Cultura da Bahia) e a Secretaria de Cultura e Turismo do município, capitaneada por Jandira Barbosa (titular da pasta e vice-prefeita do município), num evento que contou com participações do prefeito Municipal Milton Almeida “Miltinho”, a 1ª. Dama e Secretária de Ação Social, Eudes Mascarenhas; do secretário de Planejamento Antônio Brito; além de artistas, artesãos, professores, historiadores e representantes de diversos segmentos da sociedade. 

Às 8h iniciou-se o processo de credenciamento e, logo em seguida foi feita abertura dos trabalhos por parte da representante do governo estadual, seguindo-se da apresentação da metodologia que norteou os trabalhos. Logo após os pronunciamentos iniciais, por parte da mediadora, do chefe do executivo e Secretária de Cultura,  foi dado início aos trabalhos no Eixo 1, versando sobre a implementação do Sistema Municipal de Cultura e início dos trabalhos no Eixo II, tendo por temática a cultura no município: produção simbólica, cidadania e desenvolvimento. 

Às 12 horas foi servido almoço aos participantes e, às 14h os participantes foram convidados para conclusão dos trabalhos.

Às 17h iniciou-se a plenária final já com as propostas formuladas para encaminhamento à etapa estadual. Dentre os assuntos enfocados, a imperiosa necessidade de manutenção do patrimônio artístico-cultural, a valorização de artistas locais, a preservação e implemento às diversas vertentes da cultura local, a exemplo da Feira de Caxixis.  


Mais FOTOS
Além das atrações musicais, foram recitadas poesias, apresentações de grupo de capoeira.
Os debates suscitados pelas propostas contidas nos dois eixos temáticos foram fundamentais para o surgimento de propostas que, aprovadas, serão encaminhadas à etapa estadual. Nazaré é, indubitavelmente, uma das poucas cidades da Bahia que ainda mantém toda uma riqueza arquitetônica, estilo barroco.

Sabemos, de antemão, que a conservação de prédios antigos é sempre dispendiosa. Apesar disso, segundo informações, a atual administração, além das ações de manutenção, tenciona elaborar projetos que possam buscar recursos para melhor direcionamento dos trabalhos requeridos.  Matéria conjunta TVSAJ/Jornal Gazzeta. Veja as fotos por Roque Medeiros

0 comentários: