Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Salvador tem manhã tranquila e com chuva nos festejos da Independência ~ Vai Bahia

sábado, 7 de setembro de 2013

Programação começou no horário previsto, na manhã deste sábado (7).Trânsito foi modificado na região em que comemorações ocorreram.


Governador Jaques Wagner e prefeito ACM Neto participam do hasteamento da bandeira em Salvador (Foto: Danutta Rodrigues/ G1)
Governador Jaques Wagner e prefeito ACM Neto participam do
hasteamento da bandeira em Salvador (Foto: Danutta Rodrigues/ G1)



Mesmo com a chuva forte que cai na capital baiana na manhã deste sábado (7), feriado nacional da Independência, às 8h já havia concentração de militares e populares na região do Campo Grande, centro da cidade.


Autoridades como o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto participaram do hasteamento da bandeira, que antecedeu o desfile cívico-militar, que seguiu pela Avenida Sete de Setembro.  O trânsito foi interrompido na região.



Entre a multidão que acompanhou os desfiles em Salvador, estava Maria José, que há oito anos assiste ao desfile do 7 de Setembro. Ela conta que uma de suas filhas serve na Marinha e a outra estuda no Colégio Militar. "Mesmo com chuva acordei cedo para estar aqui, saí da Pituba para assistir às minhas duas filhas desfilarem", afirma.
Protesto da Polícia Federal em Salvador (Foto: Danutta Rodrigues/ G1)
Protesto da Polícia Federal em Salvador (Foto: Danutta Rodrigues/ G1
Um grupo de policiais federais compareceu à região do Campo Grande para lembrar as reivindicações da categoria, que paralisou as atividades na quinta-feira (5) em todo o estado. Os profissionais dizem que o ato tem por objetivo chamar a atenção para as condições de trabalho da categoria e necessidade de reforço na quantidade de policiais. Câmeras de monitoramento foram instaladas em uma das esquinas do Campo Grande. Todas as ocorrências podem ser acompanhadas pela Central de Polícias.
A Polícia Militar mantém uma base na esquina da Rua Banco dos Ingleses durante 24 horas.
Ordem do desfile 
Os primeiros a desfilar foram os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, seguidos pela Marinha, Exército, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Guarda Municipal. 
Logo depois, é a vez dos grupos civis, escolas municipais, estaduais, além de organizações não governamentais (ONGs).
Mais de dois mil policiais militares vão patrulhar as ruas, estações de ônibus e todas as vias de acesso ao centro da cidade por onde vai passar o desfile.
Grito dos Excluídos
Neste sábado também acontece o desfile do Gritos dos Excluídos, que há 19 anos sai depois das comemorações pela Independência. Entidades como o Movimento Passe Livre (MPL) garantiram presença no evento, que este ano tem o tema: "Juventude que Ousa Lutar Constrói um Projeto Popular". O desfile sai às 9h em direção à Praça Castro Alves. Do G1 BA
.

0 comentários: