Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Conheça Porto Seguro, destino da Suíça para concentração na Copa ~ Vai Bahia

domingo, 6 de abril de 2014

Cidade é um dos destinos mais procurados na Bahia; confira dicas.
Paraísos como Trancoso, Arraial d'Ajuda e Caraíva são distritos do município

porto seguro (Foto: Tayse Argôlo/Setur)
Foto: Tayse Argôlo/Setur
A seleção de futebol da Suíça escolheu a cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, para se preparar para o campeonato mundial, que acontece no Brasil em 2014. A Suíça está no Grupo E, com Equador, França e Honduras e vai jogar em Brasília, Salvador e Manaus. O G1 preparou um guia para quem pretende conhecer a cidade.

Para quem vai chegar ao município por via terrestre, basta pegar a BR-101, passar por Itabuna, Itagimirim e Paraíso, até chegar ao entroncamento da cidade de Eunápolis. Depois, é só seguir pela BR-367 e percorrer mais 65 km até o centro de Porto Seguro.
Quem pretende chegar ao município de ônibus, basta ir até o Terminal Rodoviário de Salvador e utilizar veículos que saem diariamente para a cidade. Existe ainda voos diários até o Aeroporto de Porto Seguro. Dá para chegar ao município também viajando em navios que fazem cruzeiros de rotas internacionais e nacionais, com paradas na cidade.
Praias de Porto Seguro
Antes de escolher para qual praia o viajante quer ir, é preciso decidir primeiro se a proposta é frequentar uma praia badalada ou sossegada. Porto Seguro consegue reunir praias próximas que possuem objetivos diferentes.
A dica para ficar em praias tranquilas é conhecer Mutá e Coroa Vermelha, ambas possuem águas claras, pequenas faixas de areia e muita tranquilidade. Nessa região, o visitante fica tranquilo sem a presença de badalação. Praias nesse estilo calmo são: Curuípe, Rio dos Mangues e Ponta Grande.
Já quem prefere badalação, a ideia é conhecer Taperapuã, localizada a 7 km do centro de Porto Seguro. A praia possui diversas megabarracas, que contam com espaços de música baiana, dança com as coreografias do verão, shows, dançarinos e humoristas. Localidades com o mesmo estilo são: Mundaí e Itacimirim.
Reserva Indígena da Jaqueira
Não dá para deixar de visitar a Reserva Indígena da Jaqueira, que possui 827 hectares de mata nativa e ocas espalhadas pela reserva, ainda no formato original. Os indígenas que moram na localidade recebem os visitantes vestidos e pintados a caráter e ainda apresentam danças e rituais. O turista que chega ao local pode praticar arco e flecha, comprar artesanato local, adquirir artesanato confeccionado na própria tribo, fazer trilhas e degustar a culinária típica, que inclui pratos como o peixe assado na folha da patioba (espécie de palmeira). Para fazer a visita, é necessário o agendamento com a Associação Pataxó de Ecoturismo.
Memorial do Descobrimento
Ocupando uma área de 20 mil metros quadrados, o memorial tem apenas 600 metros quadrados de área construída e todo o espaço abriga um jardim botânico com vegetação típica e uma réplica da Nau Capitânia. Descendentes de índios pataxós são os guias do localidade.
Distritos
Para quem vai até Porto Seguro, uma das dicas é conhecer os distritos do município, que ficam localizados na proximidade da sede. Arraial d'Ajuda, Trancoso e Caraíva são áreas que misturam o chique com o rústico.
Arraial d'Ajuda: Com mais de 20 km de extensão em praias, Arraial d'Ajuda é rodeada pela Mata Atlântica. A dica é conhecer o Centro Histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio HIstórico e Artístico e Nacional (Iphan), as praias da região e Aldeias Indígenas. Há opção ainda, de curtir a vida noturna da localidade.
Caraíva: Segundo dados do Iphan, Caraíva é o vilarejo mais antigo do Brasil, surgido em 1530. A dica é curtir os passeios oferecidos por toda localidade, como visitar aldeias indígenas. Há opções mais baratas de hospedagens, como campings e casas de nativos e há também hotéis de luxo e de charme. A gastronomia é um luxo a parte, já que a localidade oferece diversos bons restaurantes.
Trancoso: A mais badalada dos três distritos, Trancoso é conhecida pelos hotéis de luxo e pela frequência de artistas que passam pela localidade. Durante a turnê "The Mrs. Carter Show”, que fez no Brasil em novembro de 2013, Beyoncé escolheu uma residência na localidade para poder se hospedar. Além dela, o ator Will Smith e o ex-jogador Ronaldo, foram já foram vistos na região. Entre as diversas praias, Itaquena, Rio dos Frades, Outeiro e do Espelho.

0 comentários: