Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Procissão das Flores em Nazaré ~ Vai Bahia

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Vai Bahia  03 de fevereiro de 14 por Roque Medeiros

Nazarenos e turistas mantém viva tradição religiosa há 77 anos.

Depois dos festejos dedicados a Nossa Senhora padroeira da cidade de Nazaré/BA, seguido de novenário, missa e procissão no dia 2 de fevereiro.

É realizada ainda na tarde do dia 3 uma tradicional Procissão das Flores. A Procissão das Flores é semelhante a Procissão de Ramos onde cada um vem trazendo um ramo verde em suas mãos, na Procissão das Flores tudo são flores, à tradição sobrevive 77 anos, algumas pessoas conhecem como festa das flores, e alguns nazarenos desconhecem sua existência.

Segundo o historiador e empresário de telecomunicação Sr. Uriel Santiago a Procissão das Flores foi criada pelo nobre senhor Dr. Alexandre Lopes Bittencourt no ano de 1937.



Conta a historia que no dia 2 de fevereiro daquele ano quando a Filarmônica Erato Nazarena se apresentava na praça o palanque desabou com todos os músicos e nenhum deles sofreu nada, nenhuma lesão, então Dr. Alexandre por conta desse resultado, ele criou no dia 3 de fevereiro a Procissão das Flores, sendo uma procissão de gratidão onde todos trazem um ramo de flores para colocar nos pés de Nossa Senhora, acreditando ele que aquilo foi um livramento de Nossa Senhora.


A Procissão das Flores sai da Capela de Nossa Senhora no bairro do Camamu ao cair da tarde por volta das 16h30min acompanhada com música por parte da Filarmônica Erato Nazarena todos os anos.

Sempre dinâmico o Padre Valmiro Cerqueira vai saudando a todos em sua volta, este ano a procissão ganhou também a participação brilhante de jovens estudantes de dois colégios particulares.     

Entretanto lamenta Sr. Uriel que a cada ano que passa a gente percebe que o numero de participante vem diminuindo, tememos que uma tradição tão bonita como essa venha se acabar, e sugere que seja feita uma campanha durante o Novenário de Nossa Senhora contando essa história e incentivando novas pessoas a participarem desta festa que fecha os louvores a Nossa Senhora nesta ocasião. Disse Uriel. Veja mas fotos. 

0 comentários: