Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Prefeitura divulga programação oficial do aniversário de Salvador ~ Vai Bahia

quinta-feira, 20 de março de 2014

Capital baiana completa 465 anos no sábado, dia 29 de março.
Festejos comemorativos serão iniciados no domingo (23).


Henrique Mendes Do G1 BA

Foto: Roque Medeiros/Divulgação
A prefeitura de Salvador divulgou, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (20), a programação completa dos oito dias de festejos pelo aniversário dos 465 anos da capital baiana, oficialmente celebrado no dia 29 de março. 
Durante o evento, realizado no Palácio Thomé de Souza, o prefeito ACM Neto ainda anunciou 27 iniciativas,  dentre inaugurações de obras e assinatura de decretos, que serão executadas durantes as comemorações.
Conforme a programação, as celebrações serão iniciadas no próximo domingo (20), com a apresentação da banda Alavontê, às 10h30, no Dique do Tororó. O grupo, formado pelos cantores Ricardo Chaves, Manno Góes, Magary Lord, Jonga Cunha, Ramon Cruz e Adelmo Casé, irá desfilar na região com um mini-trio.
Com o começo da maratona de festejos, que irá contar apresentações multiculturais em diversos bairros de Salvador, a prefeitura destaca na programação a realização de grandes shows em palcos montados em três regiões de Salvador: Dique do Tororó, Praça Cairu (Comércio) e no bairro de Cajazeiras.
Na sexta-feira (28), às 19h, em palco montado no bairro de Cajazeiras, terá shows de Oito7Nove4 e Léo Santana. No mesmo dia, também às 19h, na Praça Cairu, a programação conta com shows de Moraes Moreira e Saulo, com participação especial Luiz Caldas.
No dia 29 (sábado), às 17h30, em palco montado no Dique do Tororó, haverá show da banda Cheiro de Amor e convidados, que não foram divulgados. Também no sábado, às 19h, em palco no bairro de Cajazeiras, tem show de Adão Negro, Cascadura, Marcelo Nova. No domingo (30), às 17h30, na Praça Cairu, terá shows de Malê, Durval Lélys e Bell Marques.

Investimentos
Durante a coletiva, a prefeitura anunciou que será investido na programação do "Festival da Cidade" um valor estimado em R$1 milhão. De acordo com o prefeito ACM Neto, o dinheiro investido integra o lucro obtido com carnaval de Salvador, que teve arrecadação de R$10 milhões. "O aniversário é da cidade, mas quem ganha o presente é o cidadão", disse. 
Ainda no evento, o diretor da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, responsável pela programação cultural da festa, disse que a programação investe nas manifestações culturais da capital e descentraliza os festejos para regiões que não estão acostumadas a receber grandes eventos. "[A programação] quebra aquele núcleo Pituba/Campo Grande", defende Guerreiro.
Confira o cronograma completo no G1/Bahia :

0 comentários: