Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Igreja anuncia mudanças para dar mais visibilidade à Festa do Bonfim ~ Vai Bahia

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ruan Melo Do G1 BA

Festejos na Colina Sagrada, em Salvador, serão os únicos feitos em janeiro.
Arquidiocese aproveitou para anunciar programação de 2015; confira datas.
Lavagem do Bonfim reúne milhares de fiéis (Foto: Raul Spinassé/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo)
A partir de 2015, as festas católicas em homenagem a São Gonçalo e Nossa Senhora da Guia, que acontecem tradicionalmente há dois séculos no mês de janeiro serão transferidas para os meses de outubro e novembro. A mudança foi anunciada na manhã desta sexta-feira (7) pela Arquidiocese de Salvador e tem como objetivo dar maior visibilidade à Festa do Senhor do Bonfim, realizada também no primeiro mês do ano.
"No ano de 2015, acontecerá uma grande mudança na estrutura das festas da Colina Sagrada. As festas de São Gonçalo e Nossa Senhora da Guia não irão acontecer mais no mesmo mês da festa do Senhor do Bonfim. Elas irão ser uma espécie de preparativo para a festa do Senhor do Bonfim. Agora, o período será da festa menor para a maior. Por uma questão pastoral, nós achamos por bem separar as festas para que cada festa tenha seu destaque. Isso também é um desejo nosso para que a festa do Senhor do Bonfim ganhe uma dimensão maior", relatou o padre Edson da Silva Menezes.


Fiéis na Igreja do Bonfim, Salvador,
Bahia 
(Foto: Julien Karl/ G1)

Com as mudanças, a homenagem a São Gonçalo acontece no primeiro domingo de outubro e a de Nossa Senhora da Guia no segundo domingo de novembro, em 2015.

Funcionamento da Basílica
Outra alteração anunciada pela Arquidiocese de Salvador foi a prorrogação do horário de abertura da Basílica do Senhor do Bonfim entre os meses de dezembro e fevereiro, que ficará disponível para os fiés das 9h às 21h.
"Todos os anos vai ser assiim agora porque nós entendemos que a Basílica deve funcionar de acordo com a procura e com a demanda. Antigamente, a igreja ficava fechada dia de segunda-feira e no horário de meio-dia. Agora não, no período do verão, que é de alta estação, o seu horário será ampliado", acrescenta o pároco.

Programação
Na manhã desta sexta-feira também foi divulgada a programação da Festa do Senhor do Bonfim em 2015. Com o tema "Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao pai", evento acontece de 8 a 18 de janeiro.
A tradicional lavagem do adro da Basílica do Bonfim será na quinta-feira, dia 15 de janeiro de 2015.
Confira a programação completa da Festa do Senhor do Bonfim no próximo ano:

Dia 8 de janeiro 
19h – Abertura com hasteamento da Bandeira do Senhor do Bom Jesus do Bonfim em frente à Basílica Santuário
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao pai, nos ensina a acolher com misericórdia as crianças. Prepador: Dom Gilson Andrade da Silva, bispo auxliar da Arquidiocese.

Dia 9 de janeiro
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim, revele a misericórdia de Deus Pai que nos ensina a sermos misericordiosos com os jovens. Pregador: Padre José Abel Carvalho Pinheiro, pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant'Ana, em Nazaré.

Dia 10 de janeiro
16h – Novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
17h – Missa com participação especial das crianças, dos adolescentes e jovens da catequese e infância missionária das Paróquias da Arquidiocese.
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim, nos convida a irmos ao encontro dos excluídos expressando a nossa solidariedade misericordiosa. Pregador: Padre Carlos André da Cruz Leandro, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Stiep

Dia 11 de janeiro 
Missas às 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h
7h30 – Missa Solene do Santíssimo Sacramento presidida pelo Cônego Edson Menezes da Silva, Reitor da Basílica Santuário.
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, convidamos a fazer a experiência da partilha, da caridade e solidariedade. Pregador: Cônego Lázaro Silva Muniz, pároóco da Catedral Metropolitana, Transfiguração do Senhor, Basílica.

Dia 12 de janeiro
14h – Concentração dos enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15h.
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a vivenciar e praticar a misericórdia e a compaixão. Pregador: Padre Raimundo Mário de Santana, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

Dia 13 de janeiro 
14h – Concentração dos ministros extraordinários da comunhão eucarística de toda Arquidiocese para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, ensinando-nos a prática do bom acolhimento, do ecumenismo, do diálogo inter-religioso e da construção de uma autêntica cultura do encontro. Pregador: Padre Maurício da Silva Ferreira, reitor da Universidade Católica de Salvador.

Dia 14 de janeiro
14h30 – Concentração dos membros do Apostolado da Oração para oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a cultivar a perseverança no cumprimento da missão, a cultivar sempre a esperança, e anunciar a alegria do Evangelho. Pregador: Padre Josevaldo Carvalho Nascimento, pároco da Paróquia dos Santos Cosme e Damião.

Dia 15 de janeiro 
Tradicional lavagem do adro da Basílica do Bonfim, que permanecerá fechada para acesso dos fiéis e manterá a porta da frente aberta para veneração pública da imagem peregrina do Senhor do Bonfim,
8h – Caminhada saindo da Conceição da Praia
9h – Show de músicas religiosas no adro da igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção, que será dada a todo povo na chegada do cortejo das baianas.
12h – Acolhida às baianas pela Irmandade – Devoção do Senhor do Bonfim – e entrega das vassouras para Lavagem do Adro da Basílica do Senhor do Bonfim. Após o ritual da lavagem, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis até as 18h.

Dia 16 de janeiro
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a fazer a experiência da renúncia, do desapego e segui-lo carregando a sua cruz. Pregador: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo metropolitano.

Dia 17 de janeiro 
19h30 – Novena: Jesus, o Senhor do Bonfim é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a superar todo tipo de preconceito, a combater a intolerância religiosa, a aceitação do diferente e a convivência pacífica com todos. Pregador: Padre Gilson Magno dos Santos, capelão da Capela de Nossa Senhora da Vitória, no bairro do Canela.

Dia 18 de janeiro de 2015

4h30 – Alvorada e repique dos sinos, anunciando a festa.

5h – Missa com participação em especial dos homens.

6h – Missa dos devotos e das devotas pelas famílias baianas.

7h30 – Missa

9h – Recitação do terço da misericórdia

10h – Missa Solene presidida por Dom Murilo Krieger, arcebispo metropolitano. Participação da banda da Polícia Militar. Após a missa, descida da bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim pelo juiz da Devoção do Nosso Senhor do Bonfim.

16h – Grande procissão dos três pedidos, que este ano terá à frente pelotoes de motos e bicicletas decoradas para homenagear o Senhor do Bonfim. Na chega à Colina, serão dadas três voltas em torno da Basílica fazendo três pedidos. Preparação do Cônego Edson Menezes da Silva e bênção do Santíssimo Sacramento. Encerramento com queima de fogos.

0 comentários: