Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Setur assume gestão da Fortaleza de Morro de São Paulo ~ Vai Bahia

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Patrimônio transferido da União para o Governo da Bahia, a Fortaleza de Morro de São Paulo passa a ser gerida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). Nesta quinta-feira (23), o secretário Nelson Pelegrino assinou um termo de cooperação técnica e um protocolo de intenções que fazem da Setur a responsável pela manutenção do patrimônio, que é um dos principais atrativos da localidade turística da Costa do Dendê.

Na cerimônia de assinatura do documento, realizada na sede da secretaria, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, estiveram presentes o prefeito de Cairu (município-sede de Morro de São Paulo), Fernando Antônio Brito; a diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides), Liliana Leite; e a Superintendente do Patrimônio da União na Bahia (SPU), Cláudia Salles, além do deputado estadual Rosemberg Pinto.

Pelegrino destacou a importância da iniciativa. “Considero que a qualificação de um monumento histórico é também um ponto turístico, por agregar história e cultura. E o forte vai ser reintegrado ao roteiro turístico do destino e também integrar-se a Salvador. Vamos poder recontar a história”. 

Será criada uma instância de governança com a participação da Setur, Prefeitura Municipal de Cairu, Ides e pessoas da comunidade, para coordenar o equipamento. O Ides fará a captação de recursos para a qualificação da fortaleza, que sediará um ponto de atendimento a turistas, além de atividades culturais e sociais. Dentre outras responsabilidades, está o estímulo à preservação ambiental e cultural. A intenção é também criar espaços como salas de aula e auditório para a realização de cursos de qualificação de profissionais da área de turismo e hospitalidade.

Com a assinatura dos documentos haverá a liberação de R$ 9,3 milhões, já captados pelo Ides junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Desde 1997, o Ides, instituição sem fins lucrativos, atua visando à restauração arquitetônica e readequação do equipamento. Em 2007, contou com o apoio da Setur na recuperação emergencial da muralha, que se encontrava em estado de deterioração. Na área de infraestrutura turística, a secretaria investiu também na urbanização de Morro de São Paulo.

Morro de São Paulo – Suas praias de águas cristalinas são perfeitas para mergulho e banhos relaxantes. Dentre as quatro existentes neste pedaço da ilha de Tinharé, no município de Cairu, existem pontos onde se formam piscinas naturais de águas mornas e claras.

O relevo acidentado do local promoveu trilhas que levam às partes mais altas da ilha. Nesses pontos, como o Farol, descortinam-se belas paisagens, verdadeiros cartões-postais de tirar o fôlego dos visitantes.

Construções datadas do início do século XVII, como a Capela de Nossa Senhora da Luz e o Forte do Zimbeiro, além de outras edificações históricas, merecem uma visita, pois suas ruínas são testemunhas de importantes episódios da história brasileira. Dentre os atrativos históricos, destaca-se a Fortaleza de Morro de São Paulo, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938. Construída no século XVII, é considerada um dos mais extensos conjuntos de defesa erguidos no período do Brasil Colônia e um dos principais pontos turísticos de Morro de São Paulo e de onde se tem uma bela vista do pôr do sol. setur.ba.gov.br

0 comentários: