Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Glorioso São Roque é celebrado em Nazaré ~ Vai Bahia

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Novenário ao glorioso São Roque entra na quarta noite com todo fervor.
Na noite desta segunda-feira 10 de agosto na cidade de Nazaré recôncavo do Estado da Bahia, mais conhecida turisticamente por (Nazaré das Farinhas). Entre as suas tradições religiosas agosto é dedicado a São Roque.

A quarta noite do novenário dedicado ao glorioso São Roque numa noite de chuvas e vento frio teve grandes emoções, evento contou presenças ilustres entre autoridades regionais e religiosas junto ao povo em geral, muita musica em forma de cântico sorrisos homenagens e abraços, foram esquentando o frio da noite, com tantas coisas bonitas vai ai um destaque para a ornamentação composta de girassol e muito sorrisos de Maria.

Sobre a regência do Padre Valmiro Santiago da Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Nazaré juntamente com as presenças briosa dos padres: Cristóvão Reis Brito, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Castro Alves/BA, padre Valter Moura Paróquia de São Felipe e São Tiago no município de São Felipe/BA juntos com o povo fizeram da noite fria uma grande e calorosa festa.

Entres as celebrações se falou muito do amor de Deus e em Cristo somos Igreja. Festividades de hoje contou ainda com homenagem para a primeira dama do município de Nazaré Srª Eude Candeias pela passagem do seu aniversario, ladeado com o seu esposo Sr. Milton Almeida. (Popular Miltinho) prefeito da cidade, eles entraram na hora do ofertório com alguma coisa nas mãos para entregar na mesa que serve de altar das celebrações. Segundo Eude já é de costume fazer todos os anos ali na igreja, ela oferece um bolo grande cerca de um metro e meio de comprimento que é cortado pela equipe de trabalho da sua Secretaria de Desenvolvimento Social, pessoal vão cortando o bolo e distribuindo a todos que queira saborear.

E com muita simpatia os padres fizeram o encerramento dos trabalhos festivos distribuindo centenas de abraços grátis para muita gente, enquanto o som do show pirotécnico, a seguir cochichos e prosas entre aqueles que não se viam há muito tempo circulava tudo em volta.

Os novenários dedicados ao Glorioso São Roque é realizado há 160 anos, evento é sempre realizado na praça em frente da Igreja datada de 1649 no bairro do camamu, e por conta do numero de participante ser grande de forma não cabe na Igreja é montado vários toldos gigantesco com o apoio da prefeitura através das Secretarias de Cultura e Desenvolvimento Social, os toldos serve de abrigos para proteger os devotos e simpatizantes do evento, alem de comportar também, barraquinhas que ficam ao lado e vende comidas, bebidas e lembranças das festas, este ano a parte profana deu uma trégua, resultado de um acordo fechado entre a comissão da Igreja e o bom senso entre os barraqueiros que outrora vendiam bebidas alcoólicas durante as novenas, já que as barracas deles na orla ficavam muito próximas e o som incomodava muito, agora isso foi resolvido graças e paz a todos. Veja mais fotos desta noite por Roque Medeiros – Vai Bahia

0 comentários: