Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Municípios turísticos serão classificados por categorias ~ Vai Bahia

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Diretrizes para a categorização dos municípios, metodologia criada pelo Ministério do Turismo (MTur), e oficinas sobre a Produção Associada ao Turismo (PAT) foram temas abordados durante a assembleia da Câmara Estadual de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, realizada nesta quarta-feira (30/09), na sede da Secretaria de Turismo (Setur), em Salvador.  A Câmara, que conta com apoio da Setur, tem o intuito de contribuir para o desenvolvimento das atividades turísticas nos municípios.
Foram apresentadas as especificidades da categorização das cidades, que visam aprimorar os critérios para definir as políticas públicas do setor. Desta forma, o MTur classifica as cidades nas categorias de A a E, obedecendo a quatro critérios: número de empregos; de estabelecimentos formais no setor de hospedagem; estimativas de fluxo de turistas domésticos, e de internacionais.
Também ficou estabelecida a formação de um grupo gestor do Programa Rede de Inovação em Gestão do Turismo. Para a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Ângela Gonçalves, a criação desse grupo é importante para a multiplicação das ações, a fim de que todos os municípios fiquem informados, estimulando, cada vez mais, a participação de outras regiões.
 O coordenador da Câmara, Paulo Azevedo, defendeu a ampliação dos debates com uma maior participação dos representantes. “A intenção é envolver mais gestores municipais nas pautas e repassar o conteúdo para as regiões através dos representantes que estão aqui”, repassou.
Para o secretário de Turismo de Itacaré, André Reis, a assembleia é um processo de diálogo fundamental entre o município e o governo, quando os representantes dos municípios podem abordar as suas principais necessidades e demandas levantadas.
Está prevista, ainda, a realização da primeira oficina para gestores municipais, no mês de novembro, voltada para a Produção Associada ao Turismo (PAT). A intenção é a de que 30 representantes participem do treinamento, que terá visita técnica ao Centro Histórico de Salvador, e ainda o detalhamento do manual da PAT para que todos saibam como agir em sua região. setur.ba.gov.br

0 comentários: