Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Morro de São Paulo tem novidades ~ Vai Bahia

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Restauração da Fortaleza de Morro de S. Paulo incrementa o turismo cultural

Com a presença do governador Rui Costa, a obra de restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo, foi entregue à comunidade neste sábado (dia 20). A apresentação de grupos folclóricos animou a cerimônia em que o governador também foi homenageado com título de cidadão de Cairu.

Foram investidos R$ 14,4 milhões na restauração que ficou sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Governo da Bahia - por meio da Secretaria do Turismo e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) -, assim como do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e empresários locais.

"A preservação de um dos mais importantes monumentos da História da Bahia representa o êxito de uma ampla parceira e a vitória da comunidade que muito contribuiu para a concretização do projeto", afirmou o secretário do Turismo da Bahia, José Alves.

Turismo Cultural

O monumento restaurado contribui para o incremento do turismo cultural nesse importante destino de sol e mar, visitado por 300 mil turistas/ano, disse o secretário. "Além de melhorar a nossa competitividade, vale destacar que toda a obra teve base em princípios sustentáveis. À preservação do patrimônio e do meio-ambiente somam-se ações para qualificação profissional e oferta de serviços turísticos de elevado padrão de qualidade", resumiu.

O processo de restauro foi minucioso, com o objetivo de preservar a identidade do patrimônio datado do século XVII. A primeira etapa da obra contemplou a recuperação emergencial da muralha. Na etapa seguinte, foi feita a restauração do Corpo da Guarda e do Forte da Ponta. O espaço será usado como museu, terá exposições, espetáculos teatrais e eventos diversos.

Repórter: Lenilde Pacheco setur.ba.gov.br Fotos: Tatiana Azeviche

0 comentários: