Bahiatursa quer transformar o São João da Bahia em festa nacional Feira de Caxixis 2019 reuniu artesanato agricultura culinária e música na cidade de Nazaré ~ Vai Bahia

quinta-feira, 25 de abril de 2019



 A tradicional Feira de Caxixis, é realizada no Município de Nazaré, a cerca de 215 km de Salvador, e atraem milhares de turistas e visitantes na Semana Santa. O evento, é considerado a maior e mais antiga Feira de Cerâmica do Brasil realizado de quinta-feira à domingo da semana santa, a entrada é gratuita e os acesso aos shows também, porem com checagem de revista policial.

A feira conta com mais de 300 barracas. O destaque é o artesanato típico, principalmente peça esculpidas em barro. A maioria dos objetos em exposição para venda é produzida nas olarias de Maragogipinho, distrito do município vizinho, Aratuípe.
A variedade é grande: miniaturas (caxixis), utensílios domésticos, como panelas, artigos de decoração e imagens de santos, quem estiver em Nazaré e quiser relembrar a face religiosa do período, pode percorrer as 14 estações da Via Sacra, com esculturas em tamanho natural, que relembram os últimos momentos da vida de Cristo antes de ser crucificado, na Sexta-feira da Paixão. Outra opção é visitar a estátua de Jesus de Nazaré. O monumento de 15 metros de altura foi inaugurado no final do ano 2000 está localizado no Morro do Silêncio.

E este ano não foi diferente, de certo que o governo municipal montou uma grande estrutura para atender as demandas. A secretaria do planejamento e desenvolvimento econômico sobre a direção de Cidney Sacramento secretário da pasta juntamente sua equipe construiu uma grande cabana com fornalha e alguidar que serviu para demonstrar como é produzida a farinha de copioba marca original da região, e também foi produzido o beiju na folha, ao vivo, onde turistas e visitantes teve a oportunidade de degustar pagando um pequeno valor de R$ 3, além da feira de agricultura familiar, o espaço abrigou também a parceria do CESOL - Centro de Economia Solidaria da Bahia. E teve vendedor de farinha copioba, carne defumada, amendoim, banana chips, banana da terra e da prata, coco verde, rapadura e mel de engenho, mel de abelha e outros produtos agropecuário.



Para Edson Carvalho gerente da agricultura foi extremamente importante contar com o apoio da prefeita Eunice Barreto e do secretário do planejamento Cidney Sacramento na elaboração e aprovação desse projeto, no ano passado já foi bom, mas o local não estava bem visível como esse aqui na praça, graças a Deus e o apoio tanto da equipe quanto de todos que fizeram parte da construção e das participações agregadas neste espaço tudo que foram citadas, destacamos ainda outras parcerias aqui conosco como a Aguardente Carioca com sua cachaça tradicional de ótima qualidade e também o stand da Oldesa apresentando suas inovações como a gordura de palma 100% natural zero em gordura saturada, rica em vitamina A e ômega 3.



A sócia comercial da RV-negócios Roziene Lago  contou que  a gordura de palma vem sendo produzida pela Oldesa e comercializada pela RV-negócios e falou que a Feira de Caxixis é uma boa ocasião para divulgação de novos produtos e negócios, Roziene disse que os produtos Oldesa sempre foram distribuídos por várias cidades do Brasil e a gordura vegetal de palma já vem sendo assim distribuída também e em breve vamos inaugurar um espaço comercial aqui na cidade para atender melhor a população, disse Roziene.

Em seguida Edson agradeceu a Deus pelo sucesso da feira como todo e agradeceu a segurança do evento de forma impecável através da Polícia Militar da Bahia e a GM Guarda Municipal.      

Segundo Denisval Santana (Denis) presidente da AAMOM – Associação de Auxilio Mutuo dos Olheiros de Maragogipinho sua avaliação em relação a feira deste ano foi boa nos termos organização e público, mas não superou as expectativas no quesito vendas este ano, Denis acha que o tempo de feira é pequeno para tentos produtos a venda, os turistas e visitantes tem comprado sim, e somos grato a este fato, entretanto não é só cerâmica que se vende por aqui, existem uma quantidade de camelô muito grande circulando no espaço chamado de Circuito Caxixis desta forma além de levar o dinheiro dos compradores de cerâmica ainda tira a visibilidade das peças, se as coisas fosse separadas seria melhor disse Denis.   

Maghary Brodher secretório de cultura e turismo do Munícipio de Nazaré, classificou o evento deste ano muito bom em relação a outros anos, 2019 foi melhor ainda, a segurança policial e municipal tem feito seu trabalho de forma corretíssima não cabe reparo, o índice de violência certamente desapareceram e o público se sentindo mais confortável tem comparecido com mais frequência a todo momento tanto na feira quanto nos shows, Magary agradeceu também a toda organização tudo que vimos por aqui é só alegria...
O Vai Bahia checou a segurança do evento tinha 3, bloqueio de Revista Policial nas entradas para os shows, uma boa participação da guarda municipal, grande frequência de público em todos os circuitos.  ´Veja mais fotos...

0 comentários: